Canal no Dente: Doi? Sintomas, Como evitar?

Canal no Dente: Doi? Sintomas, Como evitar?

Nesta leitura, vamos conversar sobre o tratamento de canal que realizamos nos elementos dentários. Iniciamos, então, mostrando o que é o canal do dente, procedimento que é realizado na polpa dentária, um tecido mole que contém os nervos, os vasos sanguíneos e o tecido conjuntivo.

A seguir, você entende, também, quais são os mitos e verdades sobre o tratamento de canal, por que a polpa dentária deve ser removida quando infeccionada, quais são os sintomas (como hipersensibilidade, inchaço na gengiva, dor e escurecimento dos dentes) que indicam a necessidade de fazer canal no dente e como o procedimento é realizado pelo dentista.

O artigo mostra, ainda, o que o paciente deve esperar após o tratamento de canal, como se caracteriza um canal bem-sucedido, quais são as possíveis complicações dessa terapia odontológica e as alternativas atuais para o canal radicular, como também é chamado esse procedimento.

Em todo caso, o indicado é manter os cuidados com a saúde bucal para se prevenir de procedimentos como o canal do dente. Você deve, nesse sentido, escovar-se sempre após as refeições, usar fio dental e fazer visitas regulares à clínica odontológica. Agora, continue a leitura e descubra tudo sobre tratamento de canal. Confira!


O QUE É UM CANAL NO DENTE?

A endodontia é o ramo da odontologia que trata da etiologia, diagnóstico, terapêutica e das doenças e lesões que afetam a polpa e a raiz dentária, bem como o tecido periapical.

Uma rápida pesquisa no dicionário e você verá que a palavra “endo” quer dizer dentro/interno. Já a palavra “dontia” significa dente. Isso ajuda a entender de forma bem simples o que faz essa área da odontologia. A endodontia tem a função de tratar a estrutura interna do dente, chamada de polpa dentária.

Quando o dentista realiza o tratamento de canal, ele realiza um procedimento pelo qual a polpa dentária é removida, devido a sua inflamação e, em seguida, a cavidade é limpa, preenchida e selada na cavidade pulpar.

As pessoas podem achar uma definição excepcional, mas, na verdade, é um tratamento que acomete muitas pessoas diariamente e que a Sorridents executa com bastante frequência e para o qual temos profissionais dedicados e qualificados.

O tratamento endodôntico, relatado de um modo mais simples, seria como remover o tecido infectado, que são os vasos sanguíneos e os nervos que estão dentro das raízes dos dentes e da câmara pulpar.

A câmara pulpar é a extensão do dente que está fora da gengiva, que recebe impacto da mordida, o material restaurador e a escovação. Isso se faz na parte interior do referido dente, que é substituído por um material inerte, de modo a acabar com a infecção.

É um tratamento de origem milenar, do período helenístico (200 anos a.C.), sendo que a vedação da cavidade pulpar era feita com materiais da época, neste caso, com elementos de bronze. Hoje, com a evolução da odontologia, são usados cimento obturador de polímero de amina epóxica, utilizado como selador definitivo para todas as técnicas de obturação.

O cimento odontológico oferece máxima compatibilidade biológica, radiopacidade e estabilidade de cor. Seu sistema pasta-pasta permite maior limpeza e uma ótima viscosidade.


Conheça nossa Estrutura
Copyrigh ©2024 | Tks Criativa